sábado, abril 01, 2006

«We'll always have Paris...»

... ai ai! (suspiro!)
Finalmente vi!!
CASABLANCA! Esse mito...

Já há muito tempo que ansiava ver esse clássico de Amor (ou direi amor-clássico?). Devo dizer-vos que não foi totalmente como esperava. Primeiro esperava ver uma versão a preto e branco e vi uma versão a cores; depois achava que tinha mais romance, e afinal revela-se uma história com alguma tramóia e II Guerra =P
Mas, por outro lado, foi um filme que me marcou pela quantidade de "quotes" significativas. =) Surpreenderam-me muitas falas, ditas com a voz rouca de Humphrey, ou doce e sensual de Ingrid, com a mesma música por trás durante todo o filme (apenas variava o estilo, fosse suspense, romance, intriga, perigo, sempre a mesma melodia!). Melodia pedida pela bela "heroína", que aqui até se chama Ilsa, e depois pelo próprio Rick ("se ela aguentou, eu também aguento!!"):
"Play it once, Sam, for old time's sake." ..."Play it, Sam... Play 'As Time Goes By'"

Uma história de amor mal resolvida ("Richard, I cannot go with you or ever see you again. You must not ask why. Just believe that I love you. Go my darling, and God bless you.--Ilsa"- já vi bilhetes mais simpáticos!) cujo destino acaba por forçar a sua resolução.
A história de um amor entre um homem aparentemente frio "My dear Ricky, I suspect that under that cynical shell, you're at heart a sentimentalist.", que depois do desgosto amoroso ("Kiss me. Kiss me as if it were the last time."- e não é que ia ser mesmo??) se orgulha em dizer que "I stick my neck out for nobody", e uma mulher misteriosa cujo passado explicaria muita coisa:
Rick: "Who are you really? And what were you before? What did you do and what did you think? Huh?"
Ilsa: "We said 'no questions'.".

Contudo, o reencontro traz uma nova esperança para a união ( "She's coming back. I know she's coming back.") de forma a acabar o que tinham começado "But it's still a story without an ending. What about now?".
Achei fantástico o ar de durão de Bogart, bem como os beijos tão intensos, e no entanto tão "old fashion", os gestos, as roupas, a época, o drama: "I wish I didn't love you so much" - Ilsa.

Temos também alguns momentos de humor e tensão ("Go ahead and shoot. You'll be doing me a favor" -Rick), de lealdade e de amizade: "Louis, I think this is the beginning of a beautiful friendship." -Rick.

Para relembrar (e nalguns casos até ouvir!) estas e outras falas--> http://www.reelclassics.com/Movies/Casablanca/casablanca4.htm

A música que nos acompanha ao longo de todo o filme é linda e aparece-nos pela voz do pianista do Rick's, o Sam, numa versão de Louis Armstrong. Relembra-nos que o tempo não apaga as memórias, que a vida não anula os acontecimentos, os beijos e os suspiros, que as canções de amor e os luares sempre existirão, e que o mundo sempre estará preparado e dará as boas-vindas aos amantes. E que tudo será como tem de ser, quando tem de ser, à medida que o tempo vai passando...

As time goes by
«This day and age we're living in
Gives cause for apprehension
With speed and new invention
And things like fourth dimension.

Yet we get a trifle weary
With Mr. Einstein's theory.
So we must get down to earth at times
Relax relieve the tension

And no matter what the progress
Or what may yet be proved
The simple facts of life are such
They cannot be removed.

You must remember this
A kiss is just a kiss, a sigh is just a sigh.
The fundamental things apply
As time goes by.

And when two lovers woo
They still say, "I love you."
On that you can rely
No matter what the future brings
As time goes by.

Moonlight and love songs
Never out of date.
Hearts full of passion
Jealousy and hate.
Woman needs man
And man must have his mate
That no one can deny.

It's still the same old story
A fight for love and glory

A case of do or die.
The world will always welcome lovers
As time goes by.

Oh yes, the world will always welcome lovers
As time goes by. »


Mas neste filme, houve uma frase que me tocou especialmente, por pensar muitas vezes que as coisas existem para nós quando pensamos nelas, quando as assumimos, quando as verbalizamos... ficam mais perto da realidade. Bem como as decisões na vida... aquilo que ficou por esclarecer em nós, acaba por se cobrar a ela mesma, acaba por nos vir bater à porta. E aí, seja qual for o desfecho, interessa associar os momentos, as vivências, os sentimentos, a locais, a horas e a dias.
Todos temos aquele lugar especial onde um dia se foi feliz. Esse local pode ser sempre (re)visitado, seja um espaço físico, seja um espaço psicológico. Porque é importante cada um de nós ter a "sua Paris" para poder regressar, e encontrar-se, e sentir-se bem com as memórias que "essa Paris" lhe traz.
Na música do recente J.Blunt, "But we shared a moment that will last 'till the end", podemos reflectir que, na verdade, basta ter existido e existir em nós esse momento, para toda a vida, para que "Paris" passe a fazer sentido. E outra vez. E outra vez...

(na despedida...)
Ilsa: What about us?













Rick: We'll always have Paris. We didn't have it, we'd lost it until you came to Casablanca. We got it back last night.
(Ai se soubessem onde Paris fica para mim!...LOL)

[Obrigada Mari, pelo jantar e pelo fantástico bolo de maracujá que... UPS =P "já foi".
Pelo teu leitor de VHS (que até levanta vôo!! =P), por mais este serão de cinema, pelo chá e cookies =) **
Num dia em que se falou de mentiras (desta vez não caí em nenhuma!! Ou será que caí e não sei?? =S), adormecer-se após cinco minutos do início do filme é que parecia mentira!!! grgrgr...]

6 comentários:

  1. Joana...é genético! Depois mostro-te umas photos do meu avô a dormir em tudo o que é sítio...aposto que também ele adormecia a ver o casablanca!!!
    Entretanto foi bom (como sempre) estarmos juntos como em família...mais perto do que algumas famílias tenho a certeza!
    sorriso

    p.s.eu também tenho a minha "Paris" : )...não temos todos?o

    ResponderEliminar
  2. Sim, Joana! E também já concluí que não consigo ficar acordado em filmes com aquela música de fundo antiga. A juntar ao cansaço, aquela música de embalar é tiro e queda! Só mesmo andar de carro sem estar a conduzir ou ouvir fados à noite é que conseguem ter um efeito parecido.
    Não fui feito para ver filmes antigos, por melhores que possam ser. =P
    Quanto ao serão, também gostei muito! Gostei especialmente do jantar. Muito bom o cozinheiro, muito bom! LOL Brincadeirinha... pronto... =)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi o filme!!também quero também quero...ver o filme e ter uma história de amor também!!!AIMMMMMMM

    BEIJINHOOOS da Mer!!***

    ResponderEliminar
  4. Onde é que se fala, é aqui? Tenho algo a dizer. Deixa cá estacionar o tractor. Pronto já está...é que eu adormeço sempre depois do almoço, nem é preciso haver um filme, basta comer umas pataniscas e um copo de tinto, é que é logo. Debaixo das árvores, a ouvir os pássaros. Já agora alguém sabe aqui qual é o site do boletim agrícola ou quando começa a apanha da azeitona?

    ResponderEliminar
  5. Não sabia desta coisa da net mas o Humberto explicou-me e tem sido das coisas mais boas que me aconteceram na vida desde a Lucinda, a ovelha que me fugiu aos 18 anos. Não sei se há um site de ovelhas perdidas mas se alguém souber ajudem-me, que a partir desse dia tornei-me um homem frio e rude com as mulheres. Habituei-me à lã. Humberto sobre o azeitona falamos depois, mas podes emprestar-me o tractor para amanhã? Um abraço aos camponeses e sobre otema queria dizer que dorme-se bem com filmes, lembro-me daquele do gordo, qualquer coisas das cantigas. Ferrava logo o galho.

    ResponderEliminar
  6. Sabias que o guiao de Casablanca foi entregue em varias editoras, muito depois de ser exibido no cinema, com outro nome e nenhuma editora gostou dos textos ou historia.

    ResponderEliminar