sexta-feira, março 31, 2006

Dia Mundial do AVC

Hoje, nos meios de comunicação social ouviu-se falar muito de AVC. O número de três pessoas por hora a morrerem devido a este problema e a previsão de treze em cada cem homens poder vir a sofrer um AVC nos próximos dez anos são dados assustadores. Bem como a ignorância que existe ainda acerca deste problema... e, em parte, contra mim falo.
Desde o início do ano começou também uma campanha de sensibilização (dei conta nas estações e acessos do metro, não sei se também está a ser feita noutros locais) em que o recorte de uma figura humana está desenhado ou colado no chão. Estão a imaginar? Como se vê nos filmes, quando alguém morre, a posição em que o corpo foi encontrado. E dentro deste boneco chama a atenção para esta que é a maior causa de morte em Portugal, questionando os que passam se já visitaram o médico.
Para além de visitarem o médico, é importante "visitarem" os que estudam os AVC's. Obviamente que há-de haver dias para tudo o que são doenças, e que a razão pela qual falo desta doença em particular não é de todo inocente. Tem uma intenção.
Tem a intenção de divulgar um estudo que está a ser feito no Instituto Gulbenkian de Ciência. Um projecto que precisa de pessoas. Pessoas que se disponibilizem a ajudar através da sua experiência, ou da sua família, que tenham tido contacto com este problema. Até porque o maior remédio é mesmo a prevenção e a confiança depositada nos que se esforçam neste e noutros estudos.
Para participar no estudo consultem o cartaz ;) e para outras informações adicionais visitem o link que apresenta o estudo em causa ---> http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/

Outra sugestão que de forma comovente nos leva ao mundo de alguém que sofreu um AVC é uma história contada na primeira pessoa(!!): De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. Um livro pequeno que nos faz reflectir sobre a debilidade do corpo e da mente humana, de como nos reduzimos todos ao mesmo e de como é possível recuperar e lutar contra as nossas fragilidades. Inspirador, simples e uma história de luta. Um livro corajoso =)

3 comentários:

  1. conselho....ontem um senhor de 90 anos veio fazer um ecg e perguntei-lhe o segredo da "juventude"...e então são três dentes de alho por dia...calma! Podem ser esmagados e misturados com a comida!
    ...E depois veio o filho de 63 anos confirmar a teoria!!!
    Será que resulta mesmo???

    ResponderEliminar
  2. Resulta pois!


    Florencio DE Guedes, 120 anos

    ResponderEliminar
  3. Já li esse livro há uns anos (tinha 17 anos)! E foi uma leitura que me impressionou muitíssimo e me sensibilizou para este problema que afecta milhares de pessosas em todo o mundo!

    Beijinhos, Margarida|

    ResponderEliminar