quarta-feira, março 01, 2006

"Sorrisos Profundos" para sempre

Estas serão, a partir de hoje, as palavras mágicas que irão aceder ao blog de que quero falar. Na minha lista de "Amigos que blogam" alterei o nome do blog "Momentos Inesquecíveis de Sorrisos Profundos" para "Sorrisos Profundos" para sempre, pois quero com isto dizer que os sorrisos estão eternizados por este blog. Aparece no fim da lista pois foi o primeiro a aparecer; e é "para sempre" para alguém mais distraído que possa aceder e pensar que esse link nunca nos leva a novidades. É, pois, um blog infinito de surpresas, e se dúvidas houver, é continuar a "navegar" por esse azul mar que nos inunda o olhar, e descobrir que o que não nos toca hoje, despertará em nós amanhã. Descobrir que só não se deixa tocar quem tem medo de assumir como é fácil, e parte de nós mesmos e do nosso interior, tornar o mundo melhor.
Não tive a mesma sensação que a maior parte das pessoas teve, pois tu já me tinhas anunciado a decisão. Se bem te lembras, falei-te em sentimento de perda, como se de um final de relação se tratasse. Sabia que de forma egoísta viria aqui e me sentiria desamparada por não haver actualizações. Mas é ao lembrar as tuas razões, a tua consciência, o facto de não quereres banalizar e tornar trivial sentimentos tão nobres, que me leva a esta serenidade e certeza em apoiar-te e retribuir-te o Sorriso Profundo =). Sei que custa o facto de não te entregares à escrita tão assiduamente como o fazias.
É, de facto este, um passo de eternização do que é "Belo"... e hoje em dia já é tão difícil eternizar-se o que é Belo e Bom...
Concordo conTigo, quando dizes que o blog foi o que de melhor já fizeste por ti... mas também passa pelo que de melhor fizeste aos outros. Principalmente para aqueles que não tiveram o privilégio de te conhecer e acompanhar mais de perto que não por aqui.
Foi de facto um ano bem escolhido (até nisso tiveste sensibilidade!), um ano cheio de pequenos sonhos, pequenos sorrisos, pequenos eus, pequenos gestos, pequenos clicks, pequenos mimos, pequenos soninhos (que depois levavam aos médios e destes aos grandes ;P)... Foi um crescimento teu para Ti, mas também para Nós. E de facto, o saberes que o visitávamos, mas o não se comentar esse facto (o que às vezes te deixava na dúvida e insegurança de a quantas pessoas chegavas), permitiu essa cumplicidade e esse namoro com o teu blog. Esse respeito, como que um espaço dado entre o Tiago amigo e o Tiago que se mostra através das palavras, tantas vezes poéticas. E todos nós temos essa consciência. Desse espaço, desse lugar que é o teu/nosso mundo azul em que navegámos, navegamos, e navegaremos. =)

Foi de facto ousado começares. A tua ousadia valeu também, para os que te rodeiam, aquilo a que se chamam "danos colaterais" LOL... O teu blog inspirou a mana que está longe mas se faz mais perto, a Andreia que nos revela a sua sensibilidade e arte através das suas telas e pequenos escritos, e o meu, que já valeu a pena só pelo simples facto de ter voltado a escrever de forma persistente e mais ou menos disciplinada. A tua ousadia trouxe-te amigos, como a mais recente Adriana, os chamados "fãs" =P e tantas outras pessoas que tu não sonhas que lêem/leram, que tu não sonhas que tocaste...
Ou será que sonhas? Não faria isso parte do teu sonho?

O mundo azul, o teu mundo azul, que o quiseste nosso, já está em nós (dentro de nós!) e perdurará sempre que a Ti voltarmos, sempre que quisermos ouvir o nosso coração. Já ninguém poderá anular, banalizar, abalar ou ignorar isso... nem mesmo os teus medos. Pois essa mesma cor com que pintaste o nosso imaginário (que queremos que seja a nossa realidade diária, a nossa força constante!) nunca nos fará esquecer que tu nunca poderás estar distante, bem como o propósito do "Momentos Inesquecíveis...". Nunca serás menos importante nos nossos dias. Não é porque o Sol se põe que vamos achar-lhe menos importância... Amanhã ele brilhará de novo, e todos os dias brilhará sobre a cabeça de pessoas novas., não é? ;)
Assim são as ideias simples (como aparentemente foi o blog... que parecia abranger um universo pequenino), as pequenas ideias fazem e farão as grandes diferenças... não é isso que se aprende com "Trevor McKinney" quando teve um projecto chamado "Pay it Forward"? ;)

É na certeza de que este blog perdurará para nós que te dou o meu voto de confiança, que reforço a beleza que foi e que continuará a ser este projecto, à distância de um click.
Ainda que as pessoas estejam mais tristes, amanhã voltarão a sentir-te perto se se deixarem tocar novamente.
Nos comments que te deixaram, relembro comovida a de um senhor que assinava como Luís até este "primeiro" post, em que assina como o pai, que te faz uma homenagem de um amor e admiração profunda. Também eu te agradeço pelos exemplos (para além da infinidade de coisas que me ensinaste!) de amizade, fragilidade, partilha, FÉ no nosso Jesus, que te ama.

Como eu própria comentei, sinto "que os teus sorrisos profundos e que o teu mundo azul viverão para sempre dentro de mim, e que te terei ao meu lado para me ensinares e relembrares como é bom e grande abraçar a Vida a sorrir e a disparatar. Sentir que serás grande em mim para sempre e que este projecto nunca acaba, como tu próprio o dizes, pois isso seria acabar um sonho que é nosso. Vai deixar saudades, a vontade e impulso de aceder a esta página à procura de actualizações vão ser mais fortes, mas é também a certeza de te ter perto que irá conduzir-me aqui variadas vezes, e a Ti sempre e todos os dias [...] Esperámos tantos anos mas valeu a pena =) Agora o cisne cresceu e encanta-nos. Todos os dias!Foi preciso muita coragem, amor, responsabilidade e capacidade de desprendimento para este passo consciente...".

É bonita a forma como te vemos, pois inspiras-nos a sermos também uma parcela partilhada deste sonho azul. És aquele "que cultiva os bons sentimentos, que devolve a esperança, que vive apaixonado pelo amor e que jamais se esquece de sorrir"(Mari).

Obrigada por esta dádiva que perdurará, tal como o Amor a que lhe dedicaste e empenhaste.
Voltarei a Ti muitas vezes...
E se te preocupava, faço do consolo da Anita o meu próprio: "Continuas a ser lindo! ;)"

Até já! Até sempre! Até ao teu próximo PIIIIIIIIUUUUU!!
Beijo (e)terno.

[Começou hoje a Quaresma. Obrigada também pelo convite para a missa desta quarta-feira de cinzas...]

1 comentário: