sábado, março 25, 2006

Depois de uma manhã de catequese, a Sónia, o Tiago e eu fomos, mais uma vez, ao recentemente recorrente 5ELEMENTOS. Almoçámos e rumámos a Lousa, para assistir às provas de taekwondo do Nuno e do funtástico (divertidos, com um espírito descontraído, porém extremamente profissionais!) time da APIST (Associação de Pessoal do Instituto Superior Técnico http://www.taekwondo-apist.tk/). Para o Nuno foi uma surpresa, e para nós uma diversão enquanto tentávamos encontrar o caminho, meio por intuição, meio por directrizes, ora de um mapa (nem por isso esclarecedor), ora de um polícia que decidiu fazer um número engraçado à Sónia (que não achou piada por estarmos atrasadotes... ou afinal não!!) ao estabelecer o diálogo que se segue:
(regalem-se!!)

«Sónia – Desculpe, poderia dar-me umas informações?
Sr. Agente – Depende. São muitas?
Sónia – Não. É só uma.
Sr. Agente – AH! Então é “a” informação. Quer “uma” informação...»

(Ahahahah... choro de tanto rir... sniff...)

Então lá fomos. Desistimos de contar as rotundas, pois não daria certo, e começámos a entoar canções a duas vozes, em simultâneo, enquanto o Tiago pensava onde é que se teria ido meter...

«JOANA (com voz grossa, como o registo exigia) –
Bacalhau, manteiga e PÃO (a palavra “pão” dita de forma a parecer a batida mais forte de um tambor, qualquer coisa que soasse a PÕÕ, dito de forma a encher as bochechas!!)!!
Bacalhau, manteiga e PÃO!!
Bacalhau, manteiga e PÃO!!
Bacalhau, manteiga e PÃO!!

SÓNIA (
com voz fina, a roçar o esganiçado =P
) –

Tem grelinhos, tem grelinhos,
tem grelinhos no meu quintal.
Não posso comer mais grelinhos,
que me podem fazer mal!»

(Don’t ask!!! =S)

Decidimos parar à entrada do “café do Jaime” para perguntar a um daqueles velhotes que mal se equilibra sentado numa grade de bebidas vazia, e que muito solícito nos explicou que o pavilhão que nós procurávamos estava a... 50 metros!!!! Lia-se em letras gigantes “Qualquer coisa desportivo da Lousa”. Tipo, bastava termos... aberto os olhos =P. O lugar para estacionar também deu lugar à risota quando a Sónia insistiu (LOLOLOL), ou não!, em estacionar numa propriedade privada, pois a indicação que tínhamos era numa parte de terra batida.
Chegámos a tempo e ainda assistimos a um rol completo de pequenos e graúdos a prestarem provas. De notar a compenetração maior da parte das meninas, que apesar de muito novas executavam os movimentos de forma mais perfeita que os rapazes da mesma idade. Houve muitas provas, mas as mais engraçadas foram os trios. “Isso, Isso!”; “Força, Amigo”; “Boa”; “Upa, upa! Puxadote!”, “Ápist! Ápist! Ápist!” entre outros gritos de ordem que serviram de apoio e entretém à equipa =)
O Nuno e todos os colegas da Apist foram seleccionados para as nacionais no Seixal (salvo erro!) em diversas categorias. Parabéns, Nuno! Tens uma postura bastante profissional, séria e segura. Bravo! ;)
A viagem de regresso não foi menos divertida =) Não precisámos foi de pedir informações para voltar... que pena!! =P


À noite, novo espectáculo. Miguel Henriques, num recital de piano, em celebração do centenário de Fernando Lopes-Graça. Embora tivéssemos gostado mais das peças de Chopin. O pianista com este “olhar-profundo” apareceu-nos com mais idade do que a fotografia deixava adivinhar. Tinha a postura daqueles pianistas que imaginamos num patamar acima do público. Gestos pensados, ensaiados, cortados. Agradecimentos aos aplausos com um meio sorriso, e com ligeira e rígida inclinação da cabeça para o seu lado esquerdo, a acompanhar a direcção da franja do seu cabelo escorrido, voltando depois à sua posição inicial, cujo nariz apontava ligeiramente para cima. Nem uma palavra ao público. Nem ao público, nem ao misterioso rapaz (homem?) que lhe mudava as folhas na pauta de forma disciplinada, pontual, discreta (dentro da discrição possível de alguém que está em palco sem outra finalidade que não esta).
Acho que já tinha referido o gosto que tenho por este instrumento, quando falei do espectáculo do Trio Aldo Romano. É, de facto, um instrumento mágico, complexo e harmonioso. Soube bem ouvir algumas partes de olhos fechados, só a sentir a música, outras olhando para o tecto do Grande Auditório, em que se viam no meio da escura sala, o reflexo e alguns movimentos, fosse das teclas, fosse do pedal, lá estava, as sombras e brilhos naquele bocadinho de tecto.
Foram comigo a Sónia, o (recente campeão =P) Nuno, a Mercedes e o Tiago. Espero que tenham gostado! Eheh...

[Nuno: é óbvio que a minha t-shirt dirá sempre “Vim apoiar Nuno Campos”. Mas quem é esse Cláudio Azeitona?? Tss, Tss! =p]

4 comentários:

  1. Eheh!
    Sem duvida que foi um dia muito bom e divertido!
    Estava mesmo a precisar! =)
    E sim, realmente tb não percebo porque é que a Sónia insistiu em entrar com o carro pela propriedade privada! =P
    Nós bem diziamos que não devia ser ali! Quem é que ouve dizer que é para colocar o carro no parque de terra batida e vai mesmo para um parque de terra batida?
    Não se vê logo que terra batida é só para disfarçar e que o local certo é a relvita verdejante que havia ao lado? =P
    Foi um dia em cheio e o Nuno esteve realmente ao mais alto nível! Mesmo para que n percebe do desporto, por comparação com as outras prestações, não restam quaisquer duvidas. E via a APIST!
    Gostei também da companhia da Sónia ao jantar, assim como do espectaculo.
    Não me vou esquecer do ataque de riso que tive de controlar com a Mer em nome da tua reputação na Culturgest. Até rezei aos santinhos!
    Beijinho e que venham muito mais dias assim preenchidos e bons!

    ResponderEliminar
  2. É preciso ter muita lata!!! Grrr..
    Quem disse k era para estacionar na propriedade privada n fui eu!! Nem sei pk vos dou ouvidos! :P :P

    Quanto à cantoria não posso deixar de fazer umas correcções (aproveitei k o meu avô cá está para refrescar a memória! ):P
    Entao aqui vai:

    - 1ª voz :P :P
    "Bacalhau, manteiga e PÃOOO,
    Bacalhau, manteiga e PÃOOO,
    Bacalhau, manteiga e PÃOOO!"
    (ir repetindo...)

    -2ª voz
    "Tem grelinhos, tem grelinhos,
    Tem grelinhos no quintal
    Não quero mais grelinhos
    Que me podem fazer mal"
    (ir repetindo em voz esganiçada)

    -3ª voz
    "Por essas estradas fora a caminho da romaria,
    Por essas estradas fora a caminho da romaria
    Não passa nenhum Manel que não leve a sua Maria
    Não passa nenhum Manel que não leve a sua MAria...
    ó i ó ai... a caminho da romaria
    ó ai ó i... que n leve a sua MAria"
    (ir repetindo)

    Ensaios ainda com horário a determinar ;)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Oi,

    primeiro quero agradecer em meu nome e em nome de toda a equipa da APIST pelo vosso apoio fantástico!! Sem dúvida que foram os que demostraram mais entusiasmo :D
    Quanto ao nacional, estão todos convidados a assistir, depois confirmo o local... e faço mais um mapa fantástico (afinal de contas chegaram a horas ou não??) ;)

    Quanto ao espectáculo, gostei muito excepto do acompanhamento do meu vizinho da cadeira de trás... que se conseguiu manter acordado durante o intervalo... e que acompanhou o senhor Miguel Henriques com os seus sonoros roncos... enfim...

    Foi um belo dia ;)

    ResponderEliminar
  4. Propriedade privada???

    "Grelinhos no quintal"???

    LINDO!

    ResponderEliminar