sexta-feira, março 10, 2006

Alea iacta est ...
"E agora?" é a pergunta que se segue...
Olho para trás e respiro fundo. Esta etapa já começou há mais tempo do que desejava e acabou depois do que deveria. Ainda assim...
Há seis anos atrás "dei um tiro nos pés" por amor a uma língua (a nossa!) e por paixão a uma outra (nossa, também =)). À sua cultura, àquilo que me fez descobrir da sua essência, do seu significado.
Sinto e sei que compreendo mais da essência humana, e que as dúvidas de agora são as dúvidas de sempre. Sei agora que não há como os clássicos para nos (re)encontrarmos; para chegarmos à essência insatisfeita do Homem, à nossa; percebermos o que nos rodeia; conseguirmos organizar-nos no meio do káos e o kosmos (interior ou não!!); perceber que pouco há que seja novo e que tudo vai beber de algo... que é antigo, que nos dá origem, que nos influenciou e se enraízou nesta nossa identidade ocidental, mediterrânica.
Não foram poucas as vezes em que senti que estava no curso de qualquer coisa dos "latins e gregos, e essas coisas que já ninguém fala"; não foram poucas as vezes que me pediram entusiasticamente "fala aí Latim..." :S; não foram poucas as vezes que não soube bem o que dizer quanto às razões porque segui esta área, senão pelo simples motivo de "gostar". Gostar das palavras, gostar de gostar das palavras, interessar-me por elas, procurá-las, procurar usá-las bem, não as banalizar, valorizá-las, anunciá-las, ensiná-las, escrevê-las, escutá-las, percebê-las...
Hoje sei que este curso me formou acima de tudo na minha tolerância para com o próximo, sei que sou uma pessoa mais compreensiva, contemplativa, sensata, ouvinte, e que relativizo as coisas à medida do que é próprio do ser(-se) humano com dúvidas, aspirações, sonhos e lutas interiores. Aprendi que nós somos o nosso maior limite e obstáculo.
Mesmo num local com o qual pouco me identifiquei, e que por isso me fez sofrer o desânimo variadas vezes, a caminhada teve de ser feita. E, embora tenha consciência que mais prudente teria sido seguir os chamados "cursos a sério", sinto que este seria o único que me abriria as portas para conhecer mais e mais sobre mais e mais. Continuo com o meu interesse e gosto por tanta coisa que de forma concomitante continua a viver em mim ora de forma entusiamada e sonhadora, ora de forma mais preocupada e inquieta.
Os dados estão lançados...

O caminho que percorro a partir daqui já será diferente. Pois é uma coisa física esta que se sente com o final de uma etapa. Leveza, talvez...
Eu não seria eu sem os meus livros; sem o meu latim; sem o grego (a dar cabo de mim! :S); sem os clássicos; sem corrigir de forma enervante e insistente (mas nunca superior!!) uma qualquer gralha =P; sem os deuses e todo o imaginário que me proporcionaram; sem saber que tanto do que nos é dito, do que lemos, do que nos chega de tantos lados tem uma história antiqua (e muitas vezes curiosa e simpática!!), uma cultura reminiscente de toda uma panóplia de riquezas literárias, de legados arquitectónicos, de sentenças políticas e de ordem pública, de ensinamentos espirituais e morais, de estudos retóricos e científicos, de tradições e mitos...
Hoje respiro fundo, pois foi um amor custoso de ser conquistado. E se houver dúvidas se foi bem ou mal conquistado, sei também que me permitiu perceber que tenho toda uma vida para o fazer... e para namorá-lo bem. =)

Litterarum radices amaras, fructus dulces. (As raízes da cultura são amargas, doces os seus frutos)

Há seis anos atrás "dei um tiro nos pés"... felizmente falhei =) Não fosse eu ter acertado no calcanhar de Aquiles... =P

[Quero assim recordar os poucos mas bons elementos que passaram por mim na faculdade, alguns até que se revelaram num final de ano, posterior à vivência diária =) Obrigada por numa ou noutra qualquer ocasião me terem permitido brincar e encarar as coisas com um sorriso e com bom-humor. Lembro também alguns (menos do que esperaria...) professores que milagrosamente conseguem escapar ao pedantismo que se vive dentro de portas, e que me inspiram e me fazem acreditar no verdadeiro papel de um mestre junto do seu alumnus.]
CLÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁSSIIIICAS!!! =) =) =)

----> A visitar:http://www.classicas2006.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Algumas pessoas podiam não perceber o muito orgulho que tenho que faças parte da minha vida...mas tu sabes que tenho muito muito orgulho, não é? E que sinto que tu tens um mundo inteiro para me ensinar! Adoro-te e fazes de mim uma pessoa mais sensível e curiosa...
    mais uma etapa... e agora????
    sorriso enorme : )

    ResponderEliminar