segunda-feira, dezembro 26, 2005

O dia de Natal

Como uma miúda... recebo prendas como uma miúda! É assim que me sinto a cada Natal! Rodeada de papéis amachucados, de caixas abertas, de prendas espalhadas...
Foi mais uma noite a três. Calma, serena, um tanto ensonada =P... Natal com crianças tem outra magia e ansiedade... Como estaria o meu sobrinho Gui?? Já deitado, por certo...
Ontem, de manhã, lá fui eu de comboio visitar os meus avós. Gosto tanto de andar de comboio. O conforto, a paisagem, a rapidez. Gosto! Mas o melhor é mesmo a chegada. Quando alguém está à espera, sem esperar que eu chegasse pontualmente... a culpa não é minha! É do comboio que é muito pontual!!! =P
O meu pai gostou da prenda :)) e eu gostei de poder estar ali! Com menos frio do que esperava.
Encontrei a minha avó no mesmo sítio onde a encontro sempre que lá vou. É claro que coincide sempre com feriados ou domingos pelo que a sua posição que, ora curva da idade, ora curva para se aproximar mais do televisor (o que acaba por ser uma redundância!) lá está a ouvir a mensagem do Santo Padre. Recordo como ela gostava todos os anos que lhe desse os Parabéns e lhe dissesse "Pois, a avó faz anos no mesmo dia que o Santo Padre!", na altura Papa João Paulo II. Aquele quadro encheu-me, especialmente, de ternura... que quadro bom de se fotografar, pintar, descrever! Magrinha, mas forte. Feliz por me ver, mas sem desviar muito a atenção da Missa.
Já o meu avô, irrompe pela sala, meio manco, já tinha ido à missa, e com a sua voz altíssima e grave (parece-me cada vez mais alta e grave, quanto mais se aproxima do meu ouvido!) "Oh, Joanita!"... E está ali a comprimir-me num abraço inconfundível, ao mesmo tempo que conversa sobre o que primeiro lhe surgir! Desta vez foi da viagem de comboio... bem mais seguro que de avião ("por causa das catastrófes")... e por aí tivémos durante mais seis ou sete minutos... o tempo que ainda consigo respirar naquele abraço. Logo me leva para a lareira para conversar comigo e me contar mais umas histórias (algumas repetidas) sobre pessoas que nem conheço. Mostra-me os seus papéis (imensos!) da carteira e mostra orgulha em ter ali tudo, mesmo o que pouco precisa, ou vai precisar.
Descubro que tirámos a carta com a mesma idade =P Pequenas curiosidades que servem de pretexto para mais uma conversa ou uma maior aproximação.
O almoço foi com os primos com quem até costumo estar menos vezes, o que foi muito bom! Vimos (dormimos!) um filme e brincámos uns com os outros. Ainda revi a minha madrinha e ainda tive tempo para ouvir uma ou duas sobre aqui a "menina da cidade"!
A luz que faltou inúmeras vezes durante o dia fez-nos recolher antes das conversas acabarem...

Mas foi quando me preparava para me deitar que recebi um telefonema de "despedida" do Tiago. Vai para o Brasil. Enfim... custa! =P Gostei muito da nossa conversa e da troca de mensagens... é bom a nossa amizade! [E não fizeste mais do que a tua obrigação gastares o saldo todo comigo =P! ]
Boa Viagem! Vou-me deitar...

Ahhhhhhhh! Sinto, inesperadamente, um saco de água quente aos meus pés... Obrigada Avózinha! No escuro e tão tarde ainda foste aconchegar-me sem que eu esperasse.

Hoje de manhã regressámos a Lisboa.

2 comentários:

  1. Continuo a achar que já devias estar à espera do telefonema.
    Estás a minimizar o meu carinho e a minha atenção!
    Nada de dimunuires aquilo que eu GOSTO de TU!!
    Ok? Ou têm de haver mais lutas e placagens?
    Também tenho saudades! Sim, ainda! E já estou cá de volta à 5 dias e já me contáste tantas novidades...
    O que vale é que contigo, no futuro, tenho todo o tempo do mundo!
    Eu também não caminho só... =) Enbora por vezes atrofie um pouco... =P
    Beijos! Ok?

    ResponderEliminar
  2. PS: Desculpa os erros, mas o timer está quase a tocar de novo e não reli o que escrevi antes de enviar =P Mais beijos!

    ResponderEliminar