sábado, maio 13, 2006

Dia Aberto da Ciência =)

Finalmente, ao fim de um ano de ouvir falar e de agendado há já a couple of months, participei a convite do Instituto Gulbenkian da Ciência, e em nome individual pelo meu amigo Tiago (pois então!), num dia que foi quente, solarengo, divertido, criativo, curioso.

A Anita, a Sónia, o Nuno e eu lá fomos depois da catequese descobrir o local onde o Tiago está a desenvolver o estudo sobre os AVC’s. À entrada deram-nos umas sacolas celebrativas do dia (muito xiras =P) e um flyer de boas-vindas. Encontramos logo o Tiago que nos chamou pois ia começar uma explicação acerca do que é o ADN. Essa explicação foi dada com total clareza (embora voz e mãos tremidas =P) já que o Tiago se esforçou para que as crianças, que estavam à frente, percebessem toda a explicação. Rápido mas eficiente, com comparações engraçadas e adequações ao quotidiano das crianças para que percebessem melhor =)
A seguir, fomos convidados a extrair o ADN do morango!! E eu extraí =) e neste momento tenho um tubo em casa com a solução. Basta chocalhar e consigo distinguir e extrair o ADN. E melhor que isso, sei fazer tudo de novo com o protocolo que nos deram no final (e que eu já passei a outros =)). Depois fomos almoçar e seguimos para a sala fluorescente, onde vimos ratinhos a quem foi administrado uma proteina - GFP (green fluorescent protein) – que os pôs de patinhas, cauda e orelhas verdes fluorescentes!!, e outras experiências. Seguimos para outras salas onde vimos embriões de ovos, mosquinhas variadas (há tanto tempo que não espreitava por um microscópio!!! =)), peixinhos. Voltámos à tenda de entrada onde espreitámos mais uns microscópios, os mosquitos responsáveis pela propagação da malária, mais plantinhas, ovinhos, inseminação artificial em ouriços do mar, e ainda tivemos direito trazer para casa uns chips (tantas vezes ouvi o Tiago falar deles!!) que bem poderiam ter a informação mais preciosa com os segredos mais importantes de todos os tempos... que eu não saberia "lê-los", mas lá trouxe toda contente para casa uma plaquinha de plástico, um chip de um ratinho... Estava tudo animado, famílias, organizadores, visitantes, crianças que corriam atrás de umas pessoas vestidas de vírus da gripe e a quem tinham de espetar uns funis para matar o vírus =P Era fantástico o entusiasmo e a luta contra esta doença... ou então mera excitação infantil (da qual me apeteceu participar =)). Eu senti-me uma criança curiosa, com vontade de fazer todas as experiências à disposição (achei uma piada àquela dos raios ultra-violeta, para que as crianças percebessem o que acontece quando não utilizamos protecção solar, ou aquela outra em que as crianças faziam com plasticina e outros materiais e trabalhos manuais "réplicas" dos vários vírus).

[Tudo o que está a amarelo tem fotos catitas ;)]

Ainda tivemos oportunidade de visitar os corredores por onde o Tiago circula diriamente. Conhecer os laboratórios, as bancadas, os materiais, alguns colegas, os frigoríficos e tantas outras coisas que tantas vezes ouvi falar nas histórias que o Tiago contava. Ia lembrando à medida que avançava e descobria novas histórias já ali passadas...

Gostei muito do Dia Aberto e o seu final foi igualmente agradável. Um passeio à beira-mar onde pude conversar e reconversar sobre algumas coisas que eu e a minha amiga Marta gostamos de conversar =) Gostei muito muito de falar consigo, de molhar os pés na água, de sentir o dia a baixar e a luz a esconder-se por entre os nossos segredos e palavras. É sempre uma companhia tão agradável, serena e inspiradora =) GMS!

À noite, fomos ver a Mer brilhar. Ela não nos acompanhou neste dia IGC pois estava no ensaio da peça "As pessoas de Pessoa". Gostámos muito, embora me tivesse dado um parvo ataque de riso, mas acontece. A Mer foi fantástica mesmo num papel mais pequeno, a peça estava muito bem escrita por um dos colegas dela, o cenário... tudo de Parabéns! Só custou foi chegar lá... mas desde que conseguíssemos sair... sem incidentes =P LOL

Um gelado a quatro antes do descanso calhou muito bem =)

2 comentários:

  1. N vi a Mer a brilhar, talvez se lhe dessem GFP a coisa ate funcionasse....
    Vá, ja so te faltam 2 meses e 7 dias pa teres esta cena actualizada!

    Cumprimentos cordiais,

    Gervásio

    ResponderEliminar
  2. Foi mais um dia solarengo cheio de coisas novas para aprender e estimular este cerébro! Foi mto giro e foi mto giro ver os laboratórios onde o Tiago se "move".

    Bjinhos!!

    ResponderEliminar