quinta-feira, maio 04, 2006

Brasão

Ontem iniciei o Curso de Formação Pedagógica de Formadores. É bom ir à escola com a mãe. Esperar o autocarro, conversarmos sobre as primeiras impressões dos colegas, da formadora, da escola, do que aprendemos. Fizemos um exercício de apresentação que consistia em desenharmos um Brasão. Esse brasão deveria conter as nossas características, aspirações, sonhos, perspectivas, afinidades... no fundo deveria traduzir o que na verdade somos, em que consistimos. Quase como na pergunta tantas vezes feita de “se pudesses levar 10 coisas para uma ilha deserta, o que levarias”. É este tipo de exercícios que nos ensina e nos prova aquilo a que nós damos real importância. O que é a nossa vida, o que somos nós. A que nos reduzimos (ou amplificamos=)), o que queremos mostrar de nós, o que queremos ser e o que somos... Foi um exercício que fiz de forma desprendida, desprendida do facto de não conhecer as pessoas às quais me ia apresentar, mas totalmente presa àquilo que desenhava em traços tão infantis que poria qualquer artista (de quatro anos!!! =P) num canto. Esta foi a minha tentativa de scannar uma coisa maior do que a área de transferência... mas era mais para dar um ideia LOL...

Então:

- o Brasão é laranja, que é uma das minhas cores preferidas e na base tem uma frase que dá nome a este blog (foi como expliquei, que tinha um blog e o que queria dizer a frase "só se vê bem com o coração");
- no topo desenhei uma cruz com crianças de mão dada que representam a minha Fé, o meu amor pelas crianças e em conjunto, a minha actividade de catequista;

- tentativa de desenhar S. Francisco que representa o grupo de jovens 3Nós (obediência, castidade e pobreza);
- o arco-íris que representa as cores da vida, a alegria, e o tesouro que cada um tem a descobrir;
- no canto superior direito, o relógio que me prende às memórias e me lembra como o tempo passa e como pode ser o meu maior aliado ou inimigo, que me lembra como perco tempo a fazer tanta coisa,
as flores que representam a minha aproximação à Natureza e o tempo que perco a olhar para elas =), a terra (que me "prende à terra") molhada, a janela onde bate a chuva forte que gosto tanto de ouvir, enquanto me sinto seca, quentinha e segura do lado de dentro;
- as duas crianças azuis que representam os meus dois sobrinhos =);
- o teatro e a representação cujo sonho de experimentar permanece, representa a cultura e a "casa do mundo" onde trabalho, os teatros e o fascínio que me provocam, a pilha de livros que inunda o meu quarto e quase que me expulsa dele, o meu gosto pela leitura, pela descoberta, pela aprendizagem, pela escrita, pela palavra, pela comunicação, pela linguagem;
- a minha luta permanente entre o coração e a razão, e em que o coração ganha (infelizmente!) quase sempre, o nariz (não gozar!) porque adoro cheiros, cheiro tudo, todos os livros, comidas, frascos, aromas... o sorriso que tento sempre transportar;
- o Sol que nasce e se renova todos os dias, que me ilumina, que me aquece, que me dá vida e luz, o avião que representa o meu gosto pelas viagens e a minha experiência de andar de avião que adorei, e que foi para os Açores, aqui representados pelo Pico, onde vivi uns alguns dos momentos mais felizes e intensos da minha vida;
- a cassete que representa mais dois dos projectos que gostaria de realizar: dobragens de desenhos animados e audio book;
- a família de pinguins, que é o meu animal preferido, que representa a minha vontade de um dia formar uma família unida e feliz com filhotes e tudo =P;
- as duas estátuas, uma romana, outra grega, que confrontam e se complementam no meu gosto e formação na Antiguidade Clássica, nas línguas latim e grego;
- as notas musicais, pois a música é tão importante para a banda sonora das nossas vidas, em tantos momentos, o balão de fala "blá blá blá" que representa o meu gosto de comunicar e falar, embora não goste de conversas de "blá blá blá", e o balão dos sonhos em que guardo tantas aspirações, e porque sou uma pessoa excessivamente sonhadora;
- a mão (não gozar!!) que representa o meu gosto em ajudar o próximo, o toque, a descoberta, o abraço, e tantas brincadeiras;
- o livro infantil que espero vir a escrever e editar com ilustrações de um anjo =);
-as pessoas em volta do mundo, pois são as pessoas que me fazem gostar de tudoo resto e me fazem acreditar que um dia abraçaremos o mundo... que quero conhecer cada vez mais!

Foi uma actividade importante e interessante e que decerto abriu portas a futuras cumplicidades e trocas de mimos ;)


Hoje à noite depois do trabalho lá fui para o pé da Anita, da Andreia e do Filipe ver esse “ganda maluco” Tom Zé! Um espectáculo surreal, obsceno, despreconceituoso, muito à frente. Entre aulas de História de Portugal e Brasil (LOL), entre músicas que chocavam os mais desatentos e aqueles que foram um pouco sem saber o que encontrar, depois de sabermos das vantagens de se ter “uma prima” (isto para rapazes, claro!), Tom Zé levou ao rubro uma plateia que em uníssono cantava:
Dêsembuche! Quem vendeu bombas pr'ó Iraque foi BUSH!

Saímos divertidos, e por hoje, isso é o que interessa =)

[Parabéns Super Zico!! =) ]

1 comentário:

  1. Deve ser difícil representar em tão pouco espaço aquilo que nos ocupa a mente...para mim seria um exercício quase impossível.E acho que todos temos algo que nos une e algo que nos afasta para horizontes que vamos descobrindo com outras pessoas que vão entrando(algumas ficam) e saindo das nossas vidas.... dedica-te a fazer aquilo que tem de ser mas sempre sem esquecer aquilo que te dá prazer!
    és muito, muito mais : )
    sorriso

    ResponderEliminar