domingo, fevereiro 19, 2006

No deserto...

Há já quatro e qualquer coisa anos que não me retirava com os nós... Desta vez, fomos para Santa Cruz, para casa do Nuno.
Começou com um grupo de nove amigos na quinta-feira, e à medida que nos aproximávamos de sexta à noite os nossos espíritos iam-se preparando para se entregar ao deserto a que nos propunhamos descobrir.

É notório e bom de ver a aproximação e amizade que nos une agora. A vontade de estarmos juntos fez com que nos reuníssemos mais cedo para simplesmente estar, conversar, brincar, passear, comer um chocolate quente, levar com salpicos do mar revolto, correr para não ter frio, conversar até altas horas... e acordar no dia seguinte e apreciar o belo sol que irrompeu pela cozinha, os pássaros que cantavam, quando mais ninguém tinha acordado ainda. Estes pequenos prazeres que me deleitam e me mantêm com vontade de cantar a amizade, a beleza, o amor, a natureza... o estarmos juntos, e o haver um elo comum que nos liga: Jesus!
O deserto que tínhamos de atravessar individualmente, primeiro, e depois na descoberta do outro, permitiu-nos olhar a aridez como um desprendimento em busca da Água-Viva. O auto-conhecimento que alcançámos através da reflexão, passando pelo desenho, mostrou-nos como nos víamos... e depois fomos mostrá-lo ao outro. O meu outro foi o Paulo. O elemento que estaria, talvez, mais no mistério; o elemento que eu voltaria a escolher; o elemento que me facilitou a escolha e a abordagem ao irromper pela cozinha a dizer "Isto é assim! Quem quer ficar comigo?". Gostei muito, Paulo, da partilha, da sinceridade e das descobertas que fizemos sobre tanto que nos liga e tanto que nos difere =) Foi bom olhar para o meu desenho e analisá-lo contigo, foi bom ver no teu desenho todas as características que não via em ti, mas via outras =)
O momento de sábado à noite, preparado pelo Tiago, foi o momento alto de reflexão http://tiagokrug.blogspot.com/2006/02/pequenos-encontros.html. Uma proposta à reflexão diária, à dedicação a Jesus, como fazemos com os nossos amigos mais próximos. Pensarmos o que Jesus tem sido para nós, em que é que Ele é o nosso exemplo, onde Ele Se encontra na nossa vida.
E é sempre bom estarmos unidos em oração, estarmos unidos para falar d'Ele, e renovarmos assim os nossos corações.
É bom quando o deserto é atravessado com esta fé e certeza. Depois de momentos de recolhimento e viagem interior...

[Aos 3Nós que continuam a ser para mim tudo aquilo que eu nunca sonhei que pudessem ser... e são-no na verdade! GMV! Gostei muito do retiro!
Nuno: Obrigada pela casa. Bonita, harmoniosa, familiar, acolhedora e, no final, limpinha ;) Há queixas?, há queixas? =P Foste um grande anfitrião, tu e a Sónia Campos =P]

Ai o MAR, o MAR... e o vento, o vento...

2 comentários:

  1. Tb adorei mais este retiro... 3 dias cheios de momentos de partilha, alguns precalços k nos ensinam a seguir em frente e a certeza de k é sempre um prazer qdo estamos juntos.

    :)

    ResponderEliminar
  2. "Isto é assim! Quem quer ficar comigo?"


    Isto está mal :S ... falta o "pah". "Isto é assim pah! Quem quer ficar comigo pah?"
    =P

    Bem, só me resta dizer que tu tb és o elemento que eu gostaria que me voltasse a escolher [uma vez que eu me "ofereci" a toda a gente] e que eu tb gostei muito "da partilha, da sinceridade e das descobertas que fizemos sobre tanto que nos liga e tanto que nos difere". =)

    Foi mto importante...obrigado! =)


    Bjs,

    Paulo

    ResponderEliminar