quarta-feira, setembro 07, 2005

Plantar ou Partir?

“O principezinho subiu a uma alta montanha (...) não avistou nada além de agulhas rochosas bem afiadas.
- Bom dia, disse ele ao acaso.
- Bom dia... bom dia... bom dia... respondeu o eco.
- Quem são vocês? Disse o principezinho.
- Quem são vocês... quem são vocês... quem são vocês... respondeu o eco.
- Sejam meus amigos, estou só, disse ele.
- Estou só... estou só... estou só... respondeu o eco.
«Que planeta esquisito! Pensou ele então. É todo seco, pontiagudo e salgado. E os homens não têm imaginação. Repetem o que se lhes diz... O meu planeta tinha uma flor: era sempre ela a primeira a falar...»”.
O Principezinho, XIX
Faz-me pensar nas pessoas que são secas, pontiagudas... esses pequenos "planetas" que precisam da nossa Vida, da nossa ternura, da nossa ajuda! Mostremos a nossa alegria de ouvir mais do que ser ouvido... neste caso, contemplemos, também, o Silêncio e escutemos o que a nossa flor nos pede e nos diz! Precisa de ser regada? Podada? Alimentada? Protegida? Acarinhada?
Pergunto-me porque será este encontro do Principezinho com o eco? Com o Eco ou com a solidão de um Planeta? Talvez estas pessoas estejam sós e vazias, e por isso se ouve o eco!! Iriam embora, ou ficariam a plantar flores em terrenos mais áridos que precisam de ser cuidados e trabalhados? Utilizariam as sementes boas que descobriram?

Sem comentários:

Enviar um comentário