sábado, setembro 10, 2005

A minha rosa é única!

" - Ah! disse a raposa... vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria que te acontecesse nada de mal, mas quiseste que te cativasse… (…)
- Vai olhar outra vez as rosas. Compreenderás que a tua é única no mundo. Voltarás para me dizer adeus e eu faço-te presente de um segredo.
O principezinho foi ver outra vez as rosas.
- Não são de modo nenhum parecidas com a minha rosa, ainda não são nada, disse-lhes ele. Ninguém vos cativou e vocês não cativaram ninguém. São como era a minha raposa. Era uma raposa parecida com cem mil outras. Mas fiz dela minha amiga e agora ela é única no mundo.
E as rosas ficaram muito incomodadas.
- (…) Não se pode morrer por vocês. (…) Mas é mais importante que elas todas pois foi ela que eu reguei. Foi ela que eu coloquei sob uma redoma. Foi ela que eu abriguei com o guarda-vento. Foi a ela que eu matei as lagartas (excepto duas ou três para poderem dar borboletas). Foi ela que eu ouvi queixar-se ou gabar-se, ou por vezes calar-se. Ela é a minha rosa.”
O Principezinho, XXI
Agora que sabemos que cada um de nós é único no mundo para alguém, preparamo-nos para receber o segredo da raposa!
E sabemos o que faz de nós únicos? O que em nós cativa os outros e o que os outros cativam em nós?
Olhamos para nós mesmos e descobrimos tesouros! Quais são os meus?
Agradeço a Deus, por todos os que cuidaram de mim, que me protegeram, e os que deixaram as "lagartas" transformarem-se em suaves e livres borboletas e me fizeram crescer!
Nas nossas orações, o que é que Deus nos ouve gabar? E queixar? E o que ouve quando nós dizemos coisa nenhuma?
Esta reflexão, que fiz também para mim quando preparava este momento, foi acompanhada pelos versos da canção Longe do Mundo, cantada por Sara Tavares! (a mesma que oiço a escrever este post!!!):
Longe Do Mundo
"Eu não sei se vais ouvir-me
Se estás ai ou não
Eu não sei se compreendes
Esta oração

Se eu p'ra ti sou uma estranha
Que o coração perdeu
É ao ver-te que eu pergunto
Se ja foste como eu

Longe do mundo, perto de ti
Peço conforto de quem eu fugi
Perdida, esquecida eu oro a ti
Longe do mundo mas perto de ti

Peço conforto e nada mais
Na voz dos que sofrem padecem sinais
Vêm de longe e chegam por fim
Quem vai ouvi-los? quem sofre assim?

Eu não sei se vais lembrar-te
De um coração tão só
Coração tão vagabundo
Que perde, chora, todos os dias

Longe do mundo mas perto de ti
Peço conforto de quem eu fugi
Venho de longe e chego por fim
Quem vai ouvir-me chama assim
Perdida, esquecida, aqui ao orar
Longe do mundo mas perto de ti...
"
Sara Tavares

Esta canção tem o encanto de uma banda sonora de animação em jeito de Oração...
É assim que me sinto hoje, Senhor, longe do mundo e cada vez mais perto de Ti!
Agradeço, Senhor, por todos os espinhos que aprendo diariamente a amar, e por cada pétala descoberta no próximo... e em mim mesma.
Pela unidade e identidade de cada um, por tudo aquilo que nos torna únicos, e por todas as maravilhas únicas que descobrimos nos outros...
"Amar é ver o que é invisível para os olhos dos outros..." É a magia da descoberta constante e maravilhosa do outro... olhar uma segunda vez... e torná-la única!
Por todos aqueles que se tornaram únicos para mim, na Amizade, na Cumplicidade e no Conforto de um abraço apertado. Pelos 3Nós!
Sou uma pessoa mais feliz!

2 comentários:

  1. Aimmm....
    Eu também!! =)
    Sorrisos, beijos e abraços apertados!

    ResponderEliminar
  2. Joaninha... GOSTO MUITO DE TI!
    Bjo gde,
    mary =)*

    ResponderEliminar