sexta-feira, abril 02, 2010

Quando a mão da criança conserta o mundo

Circula a seguinte fábula:

«Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias no seu laboratorio em busca de respostas para as suas dúvidas.
Certo dia, o seu filho de sete anos invadiu o seu "santuário" decidido a ajudá-lo a trabalhar.
Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distraí-lo. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxílio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com o rolo de fita-cola, entregou ao filho:
- Vou dar-te o mundo para consertares. Vê se consegues. Faz tudo sozinho.
Desta forma, pensou que se estava a livrar do menino, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças.
Uma hora depois, porém, ouviu a voz do seu filho:
- Pai, pai! Já fiz tudo. Consegui terminar tudo.
Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os bocados foram colocados no devido lugar. Como seria possível? Como é que o seu filho teria sido capaz?
- Mas tu não sabes como é o mundo, meu filho. Como conseguiste?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando tiraste esta folha da revista para recortares, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando me deste o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Então, lembrei-me do homem. Virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era.  Quando consegui consertar o homem, virei a folha e descobri que tinha consertado o mundo.»

* À Beatriz que conheci ontem: pelo encanto de voz rouca e sorriso meigo, pela vivacidade, pela perspicácia e capacidade de observação.
* Ao Guilherme por adorar geografia do mundo e por acreditar que consertará o Homem pelo conserto do mundo =P Que seja sinal da compreensão melhor dos povos.
* A mim que gosto de puzzles e a todos quantos partilham esta paixao comigo.
* A todos os que acreditam que as crianças são sinal de gerações, de vidas e esperanças renovadas.
* A todos quantos acreditam que são as crianças a esperança no conserto do Mundo.
* Aos que deixam que as crianças transformem o "seu" mundo.
* A todas as crianças que nos fazem ver e conhecer o Homem de forma mais verdadeira e que nos ensinam um pouco mais da dimensão humana.
* Aos que entendem que é consertando o Homem que se conserta o mundo.
* Aos que têm coragem de consertar o mundo.
* Aos que têm humildade de reconhecer que é em nós mesmos que essa revolução começa.
* Aos audazes que o fazem acontecer.

(imagem de Norman Rockwell)

1 comentário: