sexta-feira, novembro 25, 2005

Parabéns AndyACA!

Eu vi um Índio! Lá mesmo dentro de ti... A propósito do aniversário de um amigo que se encontra tão longe e tão perto, coloco aqui um texto que encontrei nas minhas deambulações e que fala de uma lenda dos 'índios Sioux'. Como não averiguei a sua validade, é apenas para mim importante reter a mensagem desta pequena história. Uma entre tantas histórias que concluem o mesmo de 'um' Amor que todos deveríamos esforçar-nos por alcançar...

"Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
«-Nós amamo-nos tanto que queremos alguma coisa que nos garanta que ficaremos juntos para sempre, até à morte. Há algo que possamos fazer?»
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens e apaixonados disse:
«- Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa difícil. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia e apenas com uma rede e as tuas mãos caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui com vida. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá encontrarás a águia mais brava de todas as águias. Somente com as tuas mãos e a rede poderás apanhá-la, trazendo-ma viva.»
Os jovens imediatamente partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, diante da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
«- Peguem nas aves e amarrem-nas uma à outra pelos pés com estas fitas de couro» - ordenou o feiticeiro - «Depois, soltem-nas para que voem livres. »
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.
Depois, irritados pela impossibilidade de voar, arremessaram-se um contra o outro, bicando-se com violência. Então o velho disse:
«- Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começaram a magoar-se mutuamente. Se quiserem que o vosso amor perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.»"

... um Amor de respeito pelo espaço e pelo caminho do outro.
Um ensinamento que nos diz que 'neste' Amor não há tempo nem lugar para cobranças, não há hora nem espaço para egoísmos. Em que o vôo de dois corações alados se faz de forma livre. Contemplando, admirando e ajudando no caminho do outro, ao mesmo tempo que construímos o nosso, na crença e na confiança de que levará a um mesmo objectivo, a um mesmo esforço!

Termino deixando um apertado XI ao André e esperando que os States o inspirem e lhe dêem forças no seu Caminho, sempre pautado pela música, pelo olhar crítico (de uma lente fotográfica ;P)e por ideais (no sentido de ideias, de práticas) tão bonitos como aqueles que já demonstrou ter.
Agradeço a Deus a tua Vida, generosidade, inspiração e tudo aquilo que a mim e também, certamente, aos outros pudeste ensinar.


"Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices palavras."
(provérbio do Laos)

2 comentários:

  1. Parabéns André! Estamos todos ansiosos pelo lançamento de um novo CD... já vimos que músicas novas não te faltam.

    Para a Joaninha: eu sinto k já tenho o k descreveste... e isso é muito reconfortante e dá-me confiança para olhar sempre em frente, na mesma direcção k os olhos dele. "... Love does not consist of gazing at each other but looking together in the same direction" - Antoine Saint-Exupéry
    É o k desejo para todos os meus amigos.
    Beijinhos.
    GMT :)

    ResponderEliminar
  2. Aimm!
    Tão bonito, tão verdadeiro, tão certo...
    O que há mais absoluto que o saber dos velhos Índios?
    Eu também quero ter um Índio dentro de mim!
    Só não sei é se o consigo. =)

    E no final... permanecerá o amor!

    Beijinhos Joaninha! GMTT!
    E muitos Parabéns ao André! Fui a ouvir-te de manhã para o trabalho. ;)

    ResponderEliminar