segunda-feira, novembro 08, 2010

"Movimentos amplos e outras acções"

Andava para lê-lo há um tempo e agora que estou rendida, descobri que guardara há uns tempos (13 de Maio 2007) uma folha de revista que aqui transcrevo.

HISTÓRIA TRÁGICA
Engordara tanto que designava como "excursão" o movimento de se deslocar do quarto para a sala.
Engordou ainda mais.
Agora "excursão" era todo omovimento feito por qualquer um dos braços.
Engordou ainda mais.
Fazer uma excursão passou a ser o acto, não de mexer um braço, porque já não conseguia, mas de mexer os dedos de uma das mãos.
Por exemplo, quando um amigo saía de sua casa e se despedia com um aceno, ele respondia:
- Eu também te diria adeus, mas hoje já não aguento mais excursões.
Quando lhe perguntavam quantas pessoas o tinham vindo visitar, o acto de afastar o dedo indicador dos outros dedos, elevando-o, era para ele considerado como "a sua aula de ginástica".
Levantar dois dedos era o correspondente a duas aulas de ginástica. Três dedos, três aulas. E assim sucessivamente.

MOVIMENTO
O comboio é uma cadeira que anda.

REPETIR
Não há apenas uma forma de repetir uma coisa. Há 100 formas diferentes de repetir a mesma coisa. E a cada uma delas podes chamar criação.

MEMÓRIA INSTÁVEL
O século passado ainda se move.

NÃO FALES, FAZ
As acções produzem menos sons que as palavras. No entanto, um país modifica-se mais com as acções.
No silêncio as acções avançam mais rápido. Por isso, o golpe do mudo será decisivo.

PROPRIEDADE
O conhecimento principal de que são proprietárias as crianças é a curiosidade.

DOIS TIPOS DE COMPROMISSOS
Há trocas de versos (eu dou-te um verso, tu dás-me outro) que unem mais dois homens do que uma escritura legal com testemunhas e notário. (se isto fosse o facerbooker... eu clicava "Gosto" nisto) :)

Gonçalo M. Tavares

2 comentários:

  1. Gosto tanto da escrita dele.
    às vezes é tão dura e brutal que faço caretas...mas, é genial.
    não conhecia isto...
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tambem tenho achado. Gosto de escritas cruas. Por isso 'as vezes gosto dos autores do leste.
    Este est'a a leste do mar atlantico!

    Estou em conhecimento e a adorar!

    ResponderEliminar